Aexpectativa de diversos segmentos do comércio e do turismo potiguar é de crescimento de demanda e vendas geradas pelo feriado prolongado de carnaval. A pesquisa “Intenção de Compras”, do Instituto Fecomércio RN (IFC), realizada no período de 10 e 21 de janeiro deste ano, mostra que a data deve injetar R$ 501 milhões na economia do Rio Grande do Norte – um aumento de 7,28% em relação a 2023, quando a projeção foi de R$ 467 milhões. Segundo o estudo, mais da metade dos consumidores de Natal (51%) e Mossoró (51,7%) pretende ir às compras antes e durante a folia de Momo.
Com base nos dados da pesquisa, é possível estimar que, em Natal, o carnaval deve movimentar na economia R$ 144,6 milhões. Apesar do alto volume, o valor será menor em relação a 2023, quando a projeção observada havia sido de R$ 152 milhões. Já em Mossoró, estima-se que deva circular na economia um volume de cerca de R$ 38 milhões, um montante é maior que o registrado em 2023, quando a projeção calculada havia sido de R$ 30 milhões. O destaque é o crescimento da intenção de consumo em Mossoró, que era de 45,2% no ano passado e saltou 6,5 pontos percentuais desde o último carnaval.
“Estamos esperando um grande crescimento no gasto médio de cada pessoa, algo em torno de 16% em Natal e de 8% em Mossoró. Isso é muito animador, principalmente para os pequenos empresários que vivem do comércio de rua, já que este ainda é o principal local das compras de carnaval”, ressaltou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
A pesquisa mostra aumento no gasto médio dos foliões. Em Natal, 55,4% dos consumidores natalenses pretendem desembolsar até R$ 300,00 com as compras do carnaval. Outros 21,2% esperam gastar entre R$ 301,00 e R$ 500,00; e 21,05% têm intenção de gastar acima de R$ 501,00. Neste ano, calculou-se que cada consumidor pretende desembolsar em média R$ 367,27 com compras para o carnaval deste ano. O valor é nominalmente maior que o de 2023, quando o ticket médio havia sido de R$ 315,74.
Os dados da pesquisa também mostram que os gastos variam conforme o perfil dos consumidores. As maiores cifras serão desembolsadas pelos homens (média de R$ 444,22); indivíduos com ensino superior (R$ 420,90) e rendimentos acima de 10 salários (média de R$ 635,00). Com relação às despesas, a pesquisa mostra que 45% dos consumidores planejam gastar mais, indicando uma disposição para investir mais no carnaval em comparação com o ano passado. Outros 23,5% disseram que vão desembolsar valores iguais ao ano passado e 31,4% afirmaram que vão desembolsar valores menores que 2023.
Quanto ao método de pagamento, 33,1% afirmaram que pretendem usar o “Cartão de crédito” e 23,7% o dinheiro. Em 2023, os percentuais foram, respectivamente, de 35,3% e 28,1%. A utilização de “Pix/Transferência” como forma de pagamento aumentou de 21,5% em 2023 para 24,8% em 2024. A opção “Cartão de debito” teve aumento de 15,1% em 2023 para 18,0% em 2024.
Itens mais procurados
Para os que vão às compras, os itens mais procurados serão alimentos/bebidas (84,5%) e roupas (37,5%), mas a procura por acessórios, como fantasias e adereços, subiu de 7,9% em 2023 para 20,2% em 2024. Outras categorias, como “Transporte/combustível” e “Viagem/hospedagem”, apresentaram aumentos moderados, indicando uma maior propensão dos consumidores a adquirir produtos relacionados a essas categorias durante o Carnaval de 2024 em comparação com 2023.
O fator mais relevante para os consumidores continua sendo o “Preço do produto,” representando 58,6% das decisões de compra. Essa tendência se manteve consistente com o ano anterior, quando também foi o fator predominante, obtendo 54,8%. A “Qualidade do produto” foi o segundo fator mais importante em 2024, com 29,9% das respostas. Houve uma ligeira queda em comparação com 2023, quando essa categoria representou 33,1%.
As categorias “Atendimento“ e “Variedade de produtos” foram mencionada por 3,6% dos consumidores em 2024, uma leve diminuição em relação aos 4,5% registrados em 2023. Outros fatores, como “Conforto” e “Localização,” tiveram variações mínimas entre os dois anos, indicando uma relativa estabilidade nessas considerações.
Mossoró
De acordo com o levantamento do IFC, os mossoroenses devem gastar principalmente com alimentos e bebidas (91,9%), mas houve aumento considerável daqueles que pretendem comprar itens de vestuário e calçados: o percentual saltou de 26,5% para 37,5%.
Quanto aos valores gastos, a maioria dos entrevistados (28,8%) planeja gastar entre R$ 101 e R$ 300, seguido por faixas como R$ 301 a R$ 500 (28,5%) e entre R$ 501 e R$ 1.000 (14,6%). Com base nos dados, calcula-se que cada consumidor pretende desembolsar, em média, R$ 386,54 com compras, valor maior que o registrado no ano passado, R$ 354,87.
Natalenses: 64,4% pretendem brincar carnaval no litoral
Perguntados sobre o que iam fazer durante o carnaval, 64,4% dos natalenses disseram que pretendem brincar o carnaval no litoral – um aumento em relação ao ano passado, quando 57,9% queria passar o feriado na praia. A viagem para o “Interior do RN” registrou uma diminuição, indo de 29,8% em 2023 para 26,4% em 2024. Outros estados também registrou uma diminuição, indo de 11,6% em 2023 para 7,9% em 2024. Enquanto “Outro País” teve um aumento, indo de 0,8% em 2023 para 1,3% em 2024.
Sobre os locais de estadia, a alternativa mais escolhida pelos entrevistados foi a casa de familiares e amigos, representando 74,3% das respostas. Houve um aumento em relação a 2023, quando essa opção foi escolhida por 68,9% dos entrevistados, mostrando a preferência dos viajantes por hospedagem em locais conhecidos e junto a familiares e amigos durante o carnaval de 2024.
A preferência “Casas, apartamentos ou sítios alugados” registrou uma variação mínima, indo de 9,1% em 2023 para 10,0% em 2024. A opção “Hotéis/pousadas/similares” teve uma diminuição, indo de 15,4% em 2023 para 8,3% em 2024. A categoria “Outros tipos de hospedagem” registrou um aumento, indo de 6,6% em 2023 para 7,5% em 2024.
Com relação aos meios de transporte para viagem, a opção mais mencionada foi “Carro/Moto,” com 78,7% com aumento em relação a 2023, quando atingiu 74,4%. O uso de “Ônibus/Vans” registrou uma diminuição, indo de 19,4% em 2023 para 13,0% em 2024. A opção “Avião” teve um aumento, indo de 1,7% em 2023 para 3,3% em 2024. A preferência por “Transporte por aplicativo” teve um aumento, indo de 1,2% em 2023 para 2,1% em 2024.
Fonte: Tribuna do Norte e Fecomercio